Esportes
Com primeira taça no Inter Miami, Messi se isola como o jogador com mais títulos do futebol; veja ranking
Argentino marcou na decisão da Copa das Ligas e ajudou a equipe chegar até a vitória, decidida nos pênaltis
Lionel Messi precisou apenas de sete partidas em seu novo clube, o Inter Miami, dos Estados Unidos, para levantar a primeira taça. Assim, o argentino superou Daniel Alves — preso na Espanha desde janeiro respondendo a uma acusação de estupro — e se tornou o jogador com mais títulos na história do futebol. Na carreira profissional, essa foi a 43ª taça levantada pelo atual melhor do mundo, conquistada no sábado na vitória nos pênaltis por 10 a 9 sobre o Nashville, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.
A maioria dos títulos são pelo Barcelona, onde Messi passou a maior parte da carreira. Foram 35 campeonatos em 17 temporadas: quatro Champions League, três Mundiais de Clubes, três Supercopas da Europa e mais 25 torneios nacionais. Pela seleção argentina, ele já venceu as Olimpíadas em Pequim-2008, a Copa América (2021), a Copa do Mundo do Catar, e a Finalíssima, as duas em 2022. No PSG, as duas temporadas renderam três títulos: ele foi bicampeão da Ligue 1 e venceu também a Supercopa da França, entre 2021 e 2023. A conquista do Mundial Sub-20, torneio considerado de categoria amadora que Daniel Alves também já faturou, não entra na lista do GLOBO.
Título polêmico
Um dos títulos de maior debate sobre Messi é a Supercopa da Espanha de 2005. Na ocasião, o Barcelona venceu o Real Betis por 4 a 2 no agregado e conquistou o título. No entanto, Messi, que fazia parte do elenco catalão desde outubro de 2004, sequer entrou em campo nas duas partidas da final.
Alguns lugares julgam que esta conquista não deveria fazer parte da prateleira do argentino, mas o Barça, por outro lado, considera sim um troféu de Lionel, que é o maior vencedor da história do clube. Por estar inscrito na competição, a Federação Espanhola considera Messi como campeão.
Outrora criticado pela torcida do PSG pelas suas atuações na Champions League, Messi foi fundamental para a conquista da Ligue 1. Com 16 gols e 16 assistências em 31 partidas disputadas na competição, o argentino conduziu o clube francês ao 12º título nacional de sua história. Em junho, ele deixou o PSG para se estabelecer no Inter Miami, onde já marcou 10 gols em sete jogos.
Veja o ranking dos maiores vencedores do futebol mundial
Lionel Messi: 43 títulos
Daniel Alves: 42 títulos
Pelé, Andrés Iniesta e Maxwell: 37 títulos
Ryan Giggs e Gerard Piqué: 36 títulos
Kenny Dalglish: 35 títulos
Cristiano Ronaldo: 34 títulos
Vítor Baia, Xavi: 33 títulos
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido