Esportes

Na final da Copa do Brasil, Flamengo tem um mês para focar no Brasileiro

Rubro-negro está 15 pontos atrás do líder Botafogo e tem 0,84% de chances de título; times se enfrentam no começo de setembro

Agência O Globo - GLOBO 18/08/2023
Na final da Copa do Brasil, Flamengo tem um mês para focar no Brasileiro
Flamengo - Foto: Instagram - @flamengo

Após se classificar para a final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, o Flamengo enfrentará o São Paulo nos dias 17 e 24 de setembro. Até a primeira partida, o rubro-negro tem um mês para focar no Brasileirão. Na metade do campeonato, o time de Jorge Sampaoli está em quarto lugar na tabela, 15 pontos atrás do líder Botafogo. É possível ainda para o torcedor sonhar com uma reação?

Bola de Cristal: Após um turno, Botafogo ultrapassa 90% de chances de título; Fla e Flu têm menos de 1%

Finais da Copa do Brasil: Entenda por que serão em fins de semana e veja o calendários de Flamengo e São Paulo até lá

Ainda faltam 19 rodadas até o fim do campeonato. São 57 pontos em disputa. Segundo a ferramenta Bola de Cristal do GLOBO, o Botafogo tem 90,7% de chance de ser campeão e o Flamengo, 0,84%. A maior porcentagem depois do alvinegro é a do Grêmio, atual terceiro colocado, com 2,8% de probabilidade de levar a taça.

Até o momento, o Botafogo conquistou 47 pontos, com 15 vitórias, dois empates e duas derrotas. Já o Flamengo soma 32 pontos, com nove vitórias, cinco empates e cinco derrotas. No primeiro turno, em abril, o alvinegro venceu por 3 a 2, no Maracanã. O reencontro será no próximo dia 2 de setembro, no Estádio Nilton Santos.

Antes do duelo contra o líder, o Flamengo ainda terá pela frente o Coritiba, fora de casa, e o Internacional, no Maracanã. O Botafogo enfrentará o São Paulo, no Morumbi, e o Bahia, no Nilton Santos, antes do clássico carioca.

A Bola de Cristal é uma ferramenta desenvolvida pelo GLOBO em parceria com o Departamento de Matemática da UFMG que analisa as estatísticas dos confrontos pelo Brasileirão, além de apontar as probabilidades de título, classificação para a Libertadores e a Copa Sul-Americana, e de rebaixamento de todos os clubes.