Esportes
A Copa do Catar e suas curiosidades

A copa do mundo num gramado, juto a uma trave.


Finalmente chegou o momento em que a maioria dos fãs de futebol esperaram tanto, 4 anos para ser mais exato. A Copa do Mundo de futebol masculino é o evento que movimenta o planeta, ao lado das Olimpíadas, alternadamente. Nesta quinta-feira, quando o Brasil entrar em campo, o país vai esquecer as rivalidades, tanto esportivas quanto políticas, e vai estar todo de um único lado.
Como pudemos perceber, em 2014, organizar uma Copa não é nada fácil. Os números são gigantescos. Agora, no Catar, não seria diferente. Disputada pela primeira vez – na história da Copa do mundo – em um país do Oriente Médio, muita coisa diferente está acontecendo, vejam só:
- O Catar tem um território menor do que o do estado de Sergipe;
- Foram construídos 7 estádios do zero, apenas 1 foi reformado;
- Um dos estádios foi todo feito com containers, o 974 (que é o número de compartimentos que foram utilizados);
- É a primeira copa sem cerveja alcoólica, contrariando um dos principais patrocinadores do evento;
- Uma cidade inteira, no meio do deserto, foi construída para a realização do mundial. Lusail, que fica a 24 quilômetros da capital Doha, foi levantada com 45 bilhões de dólares, numa área de 38 mil km²;
- É a primeira – e talvez será sempre a única – copa em que um torcedor poderia assistir a todas as 4 partidas diárias da fase de grupos, se assim desejasse. As distâncias percorridas são muito pequenas.
Em relação ao Brasil, há inúmeros fatos inusitados, únicos, que você talvez ainda não tenha tomado conhecimento:
- A primeira vez em que o Brasil jogou de azul foi na final da Copa da Suécia, em 1958. Antes, o Brasil jogava de branco. Passou a usar o amarelo após a derrota na Copa de 1950.
- Somente em duas copas, o Brasil não esteve entre os 8 primeiros durante os mundiais. Em 66, saiu na fase de grupos e em 90, nas quartas de final;
- O atleta brasileiro que mais vezes jogou partidas em Copas do Mundo foi o lateral Cafu. Foram 19 jogos em 3 mundiais;
- O Brasil disputou 7 finais do torneio, vencendo em 5 delas;
- Pelé foi o campeão mundial mais jovem de todos os temos. Foi na primeira Copa vencida pelo Brasil, na Suécia. Ele tinha 17 anos, um pouco menos que Ronaldo, nos EUA, com alguns meses a mais;
- Em 1978, o Brasil ficou em terceiro lugar no torneio que aconteceu na vizinha Argentina. Só que isto aconteceu sem que ele tivesse perdido nenhuma partida, graças ao regulamento confuso que favoreceu aos donos da casa.
No Catar, tudo é novidade!

Uma bola dourada num gramado com uma bandeira brasileira ao fundo.
Este ano, será a última vez que 32 equipes vão participar do evento. Em 2026, quando o torneio se realizará nos Estados Unidos, Canadá e no México, serão 48 países, o que gerou críticas, mas também criou a oportunidade de inúmeras seleções participarem da celebração maior do futebol.
A preparação desta Copa foi complicada. Devido ao calor extremo, o Mundial ocorre no final do ano, o que apertou ainda mais o calendário e fez com que os países tivessem menos de 10 dias para aprontarem suas equipes. Os times favoritos são aqueles já conhecidos: Brasil, França, Argentina, Inglaterra e Alemanha. Portugal, Espanha e Bélgica correm por fora.
A cerimônia que abriu a Copa do Catar foi muito bonita, tendo a presença dos cantores coreano Jungkook e o catariano Fahad Al-Kubaisi. Quem roubou a cena, no entanto, foi Morgan Freeman. O premiado ator hollywoodiano foi o narrador do evento. Para o encerramento ainda não foram divulgados os nomes de quem vai participar da festa.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
-
4SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
5SERVIDOR
Governo de Alagoas anuncia o maior concurso público da história do Estado