Economia
Galípolo: Pix bancarizou pessoas; com mais gente no sistema, uso de cartões cresce
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta quarta-feira, 6, que o sucesso "estrondoso" do Pix representa uma complementaridade importante de tecnologias para a inclusão financeira. "Têm se tentado apresentar o Pix em contraposição a outras tecnologias e não há isso. Não há rivalidade entre Pix e cartões, não tem um canibalizando o outro. O que vemos é que o Pix produziu bancarização. Com mais gente no sistema, o uso de cartões débito e crédito só cresce", enfatizou.
As declarações de Galípolo foram realizadas no Blockchain.RIO, evento focado em tecnologia blockchain e Web3, realizado no Rio de Janeiro.
Ele reforçou que os avanços obtidos com o Pix só ocorreram porque houve uma "corrida de bastão" dentro do Banco Central, em que um presidente passou suas entregas para outro.
"A discussão do Pix começa em 2013, em 2018 são divulgados os requisitos técnicos e em 2020 é lançado. De lá para cá, vemos esse resultado estrondoso", afirmou Galípolo, ressaltando alguns números, como o uso por mais de 150 milhões de pessoas físicas, 15 milhões de empresas e R$ 2,8 trilhões movimentados só em junho.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado