Economia
Continuam as negociações sobre aço com a UE, diz representante comercial dos EUA
O Representante Comercial dos EUA (USTR, em inglês), Jamieson Greer, disse que as negociações com a União Europeia (UE) sobre tarifas relativas ao aço e outros setores continuarão mesmo após o acordo firmado neste fim de semana. Em entrevista à CNBC na manhã desta segunda-feira, 28, Greer também comentou as negociações com a China e disse não esperar um "avanço enorme" em Estocolmo, mas continuidade nas ações para reequilibrar o comércio bilateral.
Greer destacou como positiva a redução de barreiras tarifárias e outras restrições comerciais da UE sobre produtos americanos industriais e agro. No entanto, o representante afirmou que continua a trabalhar para garantir a redução de impostos sobre produtos de serviços digitais no bloco. Em relação a metais, o foco é garantir que a Europa proteja suas cadeias de oferta da "capacidade excessiva de produção de terceiros".
Em relação à China, Greer disse que as negociações ocorrem de maneira respeitosa e reiterou que os EUA estão em uma "boa posição". A prioridade americana é garantir que os fluxos de minérios críticos continuem fluindo e questões como a capacidade de produção chinesa também devem ser abordadas, em busca do "equilíbrio" do comércio entre as nações.
O representante comercial reconheceu que há interesse para um encontro entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, mas que ainda não há previsão na agenda dos líderes.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico