Economia
BCE/Panetta: nos próximos meses, política monetária precisará se manter flexível e pragmática
O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da Itália, Fabio Panetta, afirmou que, nos próximos meses, a política monetária precisará se manter flexível e pragmática, em discurso preparado para um evento nesta sexta-feira, 11. Segundo ele, o retorno da inflação à meta de 2% é "um importante passo adiante", mas as perspectivas ainda estão sujeitas "a múltiplos riscos".
"Será essencial avaliar as perspectivas de inflação e os riscos para a estabilidade de preços em cada reunião. A restauração da estabilidade de preços e o amplo espaço para 'manobras' da políticas significam que o BCE está agora em uma boa posição para ponderar cuidadosamente seus próximos movimentos", avaliou.
Por outro lado, para Panetta, se os riscos negativos para o crescimento fortalecerem as tendências desinflacionárias, será apropriado continuar com a flexibilização monetária.
O presidente do BC italiano também mencionou que, em um mundo em transformação, a Europa tem "tudo o que precisa" para desempenhar um papel de liderança, desde que "atue com determinação, visão e espírito de unidade".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados