Economia
Trump impõe tarifa de 35% sobre importações do Canadá a partir de 1º de agosto
O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 10, uma alíquota tarifária de 35% sobre o Canadá, seguindo a linha de outras cartas já enviadas de que o país vizinho mantêm relações comerciais "desiguais" com os EUA. As novas tarifas entram em vigor em 1º de agosto.
No documento publicado na Truth Social, o presidente pontua que já impôs tarifas à Ottawa para lidar com a crise do fentanil, causada, em parte, "pelo fracasso do Canadá em impedir a entrada de drogas em nosso país" e que a nação vizinha, em vez de trabalhar com os EUA, retaliou com suas próprias tarifas.
O mandatário ainda afirmou que não haverá a taxação se o Canadá ou as empresas do país decidirem construir ou fabricar produtos nos EUA. "De fato, faremos todo o possível para obter aprovações de forma rápida, profissional e rotineira - em outras palavras, em questão de semanas", acrescentou.
O Canadá é o 23º país a receber carta sobre tarifas desde a segunda-feira. Ontem, o republicano anunciou as alíquotas de importação para Sri Lanka, Argélia, Filipinas, Líbia, Iraque, Moldávia, Brunei e Brasil.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado