Economia
ABCR: fluxo total de veículos em estradas pedagiadas sobe 0,9% em junho na comparação anual

O fluxo total de veículos em estradas com pedágio no Brasil caiu 0,2% na passagem de maio para junho, na série com ajuste sazonal, informaram a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e a Tendências Consultoria Integrada. Na comparação com junho de 2024, porém, houve alta de 0,9%.
Nos últimos 12 meses, houve aumento de 2,7%. Na comparação entre os períodos de janeiro a junho de 2025 com igual intervalo de 2024, o crescimento foi de 2,4%.
Nas aberturas, o fluxo de veículos leves recuou 0,2% entre maio e junho, mas cresceu 1,2% na comparação interanual. Nesses veículos, houve aumento de 2,6% do fluxo nos últimos 12 meses e alta de 2,5% no acumulado do ano até aqui.
"Do ponto de vista macroeconômico, a retomada do dinamismo no mercado de trabalho, evidenciada pelo aumento da massa de renda e do nível de ocupação, permanece como o principal fator de sustentação do consumo das famílias voltado a viagens de lazer, além de impulsionar as viagens a trabalho", avaliaram, em nota, os analistas da Tendências Consultoria Thiago Xavier e Davi Gonçalves.
Eles destacam, por outro lado, que o aumento da pressão inflacionária e as condições financeiras restritivas comprometem o orçamento das famílias e limitam a expansão no fluxo de veículos leves.
Entre os veículos pesados, também houve queda de 0,2% no fluxo entre maio e junho deste ano. Na comparação com junho de 2024, houve recuo de 0,1%. O segmento acumula alta de 3,1% nos últimos 12 meses e de 2,2% no ano até aqui.
"A acomodação do indicador sugere um esgotamento parcial do impulso, tanto direto quanto indireto, associado ao escoamento da expressiva safra de grãos, além de indicar uma desaceleração na demanda por bens de consumo, devido às condições restritivas de financiamento", apontaram os analistas da Tendências.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira