Economia
Bolsa Família: pilar na geração de empregos e na redução da desigualdade

O Bolsa Família tem se consolidado como um motor fundamental na recuperação do mercado de trabalho brasileiro e na redução da desigualdade social.
Em 2024, quase 99% das vagas formais foram preenchidas por inscritos do Cadastro Único (CadÚnico), segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A regra de proteção do Bolsa Família é a chave: ela permite que o beneficiário receba 50% do valor por até dois anos após conseguir emprego formal, com adicionais para gestantes, crianças e adolescentes. Ao facilitar a entrada de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho, o Bolsa Família não apenas impulsiona a economia, mas promove inclusão social e autonomia financeira, combatendo a pobreza e a desigualdade. Para conversar sobre o programa social e explicar seus resultados na sociedade brasileira, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto convidam Alexandre Chaia, economista, professor de finanças do Insper e gestor da Carmel Capital; e Daniel Duque, pesquisador da área de economia aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+