Economia
Taxa de informalidade no Brasil é a menor desde 2020, aponta IBGE

O País registrou uma taxa de informalidade de 37,8% no mercado de trabalho no trimestre até maio, a menor desde o trimestre móvel encerrado em agosto de 2020, quando estava em 37,6%, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"É a terceira menor taxa de informalidade em toda a série histórica", observou William Kratochwill, analista da pesquisa do IBGE.
No trimestre encerrado em maio, havia 39,270 milhões de trabalhadores atuando na informalidade. Em um trimestre, 191 mil pessoas passaram a atuar como trabalhadores informais. O total de vagas no mercado de trabalho como um todo no período cresceu em 1,207 milhão de postos de trabalho. Ou seja, o emprego avançou majoritariamente via formalidade.
Em um trimestre, na informalidade, houve aumento de 157 mil empregos sem carteira assinada no setor privado, de 78 mil trabalhadores domésticos sem carteira assinada, de 18 mil empregadores sem CNPJ e de 80 mil trabalhadores por conta própria sem CNPJ. Por outro lado, menos 143 mil pessoas atuaram no trabalho familiar auxiliar.
A população ocupada atuando na informalidade subiu 0,5% em um trimestre. Em relação a um ano antes, o contingente de trabalhadores informais aumentou em 137 mil pessoas, alta de 0,4%.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B