Economia
Moody's rebaixa rating da Colômbia, de Baa2 para Baa3, e muda perspectiva para estável
A Moody's Ratings rebaixou nesta quinta-feira, 26, os ratings de longo prazo de emissor em moeda local e estrangeira do governo da Colômbia de Baa2 para Baa3. A perspectiva foi alterada de negativa para estável.
O rebaixamento reflete a deterioração projetada dos indicadores de dívida do governo, a qual a Moody's espera que persista nos próximos anos, uma vez que os déficits fiscais permanecerão altos e acima dos limites estabelecidos pela regra fiscal do país.
"O governo atual optou por suspender a regra fiscal apesar da ausência de um choque, o que reflete negativamente na eficácia da estrutura da política fiscal", pontua a agência de classificação de risco.
Já a perspectiva estável aponta para a previsão de que os arranjos institucionais continuarão a desempenhar um papel estabilizador no médio prazo, com diretrizes políticas implementando a consolidação fiscal e estabilizando amplamente a dívida quando surgirem pressões, afirma a Moody's.
"Esperamos que o crescimento do Produto Interno bruto (PIB) retorne aos níveis de tendência, em torno de 3%, nos próximos anos", acrescenta.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento