Economia
Membro do Fed vê mercado de trabalho dos EUA estável e próximo do pleno emprego
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou que o mercado de trabalho dos Estados Unidos permanece estável e próximo do pleno emprego, em entrevista para a CNBC, ao reagir aos indicadores econômicos dos EUA. Para ele, caso a inflação permaneça na faixa de 2% e a incerteza seja resolvida, o BC "estará a caminho de reduzir as taxas".
"O número de pedidos de auxílio-desemprego e outros indicadores corroboram a visão de um mercado de trabalho estável", defendeu o dirigente, ao mencionar que, antes do anúncio do tarifaço do presidente dos EUA, Donald Trump, o Fed "ia bem" com os objetivos do duplo mandato.
Goolsbee disse que o BC americano ainda precisa de mais alguns meses de clareza até dizer que as tarifas não tiveram impacto e que não haverá aumento da inflação, mas que ainda "há uma certa incerteza".
"Se houver, será transitório. É possível que tarifas tenham apenas um impacto modesto na inflação. A esperança é que não haja muita inflação devido às tarifas", ressaltou. "Estou otimista com as leituras recentes da inflação, mas o Fed precisa ter certeza, principalmente considerando os prazos próximos, como 9 de julho, para tarifas", acrescentou o membro do Fed.
Em relação ao possível anúncio de substituição do presidente do Fed, Jerome Powell, por Trump, Goolsbee disse que a ação não teria impacto no Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) e espera "que pressões políticas não compliquem ações do BC".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado