Economia
Política monetária é restritiva, mas trajetória para juros é de queda, diz presidente do BoE
O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, avaliou que a política monetária do Reino Unido permanece contracionista, mas indicou que o ciclo de aperto pode estar perto do fim. "Nossa política monetária é restritiva", afirmou Bailey nesta terça-feira, ao mesmo tempo em que sinalizou que "a trajetória para as taxas de juros é de queda".
Apesar de dados positivos no início do ano, o dirigente alertou para uma leitura mais cautelosa do desempenho econômico. "O crescimento subjacente do Reino Unido não é tão forte quanto a leitura do PIB do primeiro trimestre", disse durante testemunho no Parlamento britânico, argumentando que fatores pontuais podem ter inflado os números recentes.
Bailey também comentou sobre o comportamento dos consumidores, apontando que "a alta taxa de poupança do Reino Unido deve mudar em algum momento" à medida que as famílias passem, eventualmente, a gastar mais.
No cenário externo, o chefe do BoE destacou a complexidade dos efeitos das barreiras comerciais, afirmando que "o impacto das tarifas comerciais na inflação é mais ambíguo do que o impacto no crescimento econômico".
O presidente do BC britânico ainda mencionou que a "revisão do aperto quantitativo (QT) será interessante este ano, por causa do aumento da inclinação da curva de juros".
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado