Economia
Exportações do Japão caem pela primeira vez em oito meses por impacto das tarifas
Tóquio, 18 - As exportações do Japão, um motor principal de crescimento para a economia do país, caíram pela primeira vez em oito meses em maio, reforçando a visão de que o impacto das tarifas do presidente americano, Donald Trump, pode limitar as ações do Banco do Japão (BoJ) em relação ao aumento das taxas de juros.
As exportações diminuíram 1,7% em maio em relação ao ano anterior, em comparação com o aumento de 2,0% em abril, mostraram dados do Ministério das Finanças desta quarta-feira, 18. As exportações para os EUA caíram 11,1% em maio devido à fraqueza nos embarques de carros, peças automotivas e máquinas de fabricação de chips, enquanto o superávit comercial japonês com os EUA encolheu 4,7% em relação ao ano anterior.
A indústria automobilística do Japão é a que mais perderá se as tarifas dos EUA entrarem em vigor total. Formuladores de política monetária e economistas alertaram que o impulso de crescimento salarial do Japão pode ser arruinado se tarifas mais altas prejudicarem os lucros corporativos. Uma reversão nesse aspecto seria um golpe para os esforços do BoJ de criar um ciclo positivo de inflação estável e crescimento salarial. Fonte: Dow Jones Newswires*.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado