Economia
Fávaro: expectativa é de redução de restrição comercial ao frango brasileiro ao fim dos 28 dias
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira, 4, que o Brasil demonstrou ao mundo a robustez do seu sistema sanitário ao controlar o foco de gripe aviária registrado no País. "Nessa crise, o Brasil mostrou ao mundo a robustez do sistema sanitário", declarou durante coletiva de imprensa para atualização dos casos da doença.
Segundo Fávaro, o País já chegou à metade do período de vazio sanitário - os 28 dias sem novos registros de gripe aviária em granjas comerciais - sem novas mortes de animais.
Ele reforçou que o caso detectado em Montenegro (RS) está contido. "Fica comprovado que o caso de gripe aviária em Montenegro não saiu da granja", afirmou.
A expectativa do governo é de que, ao final desse prazo, as restrições comerciais impostas ao frango brasileiro sejam retiradas. "A expectativa é de redução das restrições comerciais ao frango brasileiro ao fim dos 28 dias", destacou o ministro.
Fávaro destacou que o sistema de emergência zoossanitária continua ativo e vem sendo ampliado para garantir a detecção rápida de qualquer novo foco. Atualmente, oito suspeitas de gripe aviária estão sob investigação - nenhuma delas em granjas comerciais.
O ministro também comentou sobre o caso de gripe aviária em um animal silvestre no zoológico de Brasília. Segundo ele, a ocorrência não gera preocupação sanitária nem impacto comercial. "Não há alarde com a confirmação de gripe aviária em animal silvestre em zoológico de Brasília", disse. "Esse caso não tem restrição comercial", completou.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado