Economia
Fávaro: há bloqueio total no raio de 10 km do foco de gripe aviária no RS
Após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS), o Ministério da Agricultura adotou medidas rigorosas para conter a disseminação da doença. "Assim que os animais começaram a ter sintomas de gripe aviária, a região foi bloqueada", disse o ministro Carlos Fávaro, em entrevista à CNN Brasil.
A zona de controle sanitário inclui um raio de 10 quilômetros ao redor do foco, onde há bloqueio total e monitoramento constante. "Todas as granjas nesse raio estão sendo monitoradas", afirmou Fávaro. Além disso, foram instaladas barreiras sanitárias e a região está em estado de alerta.
O governo também está atuando na rastreabilidade de materiais vindos da granja afetada. "Rastreamos o fluxo de ovos férteis da granja com foco de gripe aviária e eles serão inutilizados", acrescentou o ministro.
Fávaro disse ainda que não há, até o momento, indícios de outros casos em granjas comerciais vizinhas. "Não há indícios de outros casos de gripe aviária em granjas próximas ao foco em Montenegro (RS)", garantiu.
No entanto, as autoridades ainda investigam a origem do vírus: "Não sabemos ainda a origem do caso de gripe aviária em granja comercial de Montenegro."
O foco principal das medidas, segundo o ministro, é evitar que o vírus se espalhe para outras unidades produtivas. "O foco das medidas sanitárias é que a gripe aviária não adentre em demais granjas comerciais", ressaltou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado