Economia
Haddad diz estar confiante que ano fecha com IPCA um pouquinho melhor que previsões de mercado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que está mais confiante do que o mercado financeiro na queda da inflação, após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira, 9, mostrar alta nos preços de 0,43% em abril, praticamente em linha com as previsões dos economistas.
"O IPCA está em linha com o que estava projetado. Estou confiante que nós vamos terminar o ano um pouquinho melhor do que as previsões. E o ano que vem, numa situação mais confortável", comentou o ministro, ao deixar um evento na B3.
Em relação às projeções de mercado, divulgadas no boletim Focus do Banco Central, Haddad disse que está "mais confiante" no arrefecimento da inflação até o fim do ano.
A alta de 0,43% registrada pelo IPCA em abril foi o resultado mais elevado para o mês desde 2023, quando havia subido 0,61%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.
Em março, o IPCA subiu 0,56%. Em abril de 2024, a taxa tinha sido de 0,38%.
Como consequência, a taxa acumulada em 12 meses acelerou pelo terceiro mês consecutivo, passando de 5,48% em março de 2025 para 5,53% em abril de 2025.
A taxa em 12 meses é a mais alta desde fevereiro de 2023, quando estava em 5,60%.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira