Economia
Agrishow: oscilação de preços adia compras, mas EuroChem vê demanda firme por fertilizantes
A recente oscilação nos preços dos fertilizantes tem adiado a tomada de decisão por parte dos produtores rurais, mas a EuroChem acredita que a demanda seguirá firme - com possibilidade de crescimento das vendas frente ao ano passado. "A rentabilidade das culturas continua positiva, mesmo com a relação de troca menos favorável. Isso adia, mas não cancela compras", afirmou o diretor de vendas da companhia, Rogério Pompermayer ao Broadcast Agro, durante a Agrishow.
Segundo o executivo, o preço da ureia voltou a subir nos últimos dias, em meio a incertezas sobre oferta e instabilidade no mercado internacional. O fósforo segue em patamar historicamente alto, com baixa disponibilidade global, enquanto o potássio se manteve estável. "Cada nutriente vive um cenário diferente, mas todos afetam a decisão do produtor, que tende a postergar o fechamento de compras", explicou.
Mesmo com esse contexto, a EuroChem entrou na Agrishow com boas expectativas comerciais. A empresa espera dobrar o volume de vendas em relação ao ano passado. Parte da aposta está na nacionalização da linha premium CropLex, que passará a ser produzida na unidade de Serra do Salitre (MG). "É uma tecnologia global, e agora vamos fazer aqui no Brasil. Estamos falando de um produto de alta qualidade, com garantia de abastecimento em meio à crise global dos fosfatados", disse Pompermayer.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado