Economia
No Rio de Janeiro, manifestantes pedem fim da escala 6x1
Baixar
Trabalhadores, sindicalistas, representantes dos estudantes e do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), promoveram um ato, nesta quinta-feira (1º), na Cinelândia, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Vestidos de preto, os manifestantes pediram o fim da escala 6x1, com redução da jornada de trabalho sem diminuição de remuneração.


Presente na manifestação, o secretário de Meio Ambiente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Marcelo Rodrigues da Silva, avalia que a revisão da carga horária é uma demanda antiga do trabalhador, que se intensificou nos últimos anos:
“Pauta que unifica a classe trabalhadora. Há muito tempo temos uma pauta de redução da carga horária, de 36 horas. E, agora, veio uma pauta nova, muito especial, do pessoal ligado ao comércio, pelo fim da 6x1, que é uma exploração absurda. A classe trabalhadora comprou essa briga pela redução geral da carga horária dos trabalhadores e das trabalhadoras do país”.
Para o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva, o fim da escala 6x1 é uma questão de honra e de zelo por direitos básicos do ser humano.
Além da pauta pelo fim da escala 6x1, diversas manifestações, que aconteceram em todo o Brasil, reforçaram reivindicações pela isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, igualdade salarial entre homens e mulheres e diminuição dos juros.
Economia Ato reuniu trabalhadores, sindicalistas e representantes do VAT Rio de Janeiro 01/05/2025 - 19:19 Roberta Lopes / Rafael Guimarães Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional Jornada de Trabalho CUT Ubes Manifestação VAT quinta-feira, 1 Maio, 2025 - 19:19 2:18
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado