Economia
Pausa em tarifas recíprocas de Trump ainda é má notícia, afirma dirigente do BCE
Dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da França, François Villeroy de Galhau afirmou que a pausa nas tarifas recíprocas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, ainda é "má notícia" para a Europa, em entrevista ao France Inter nesta quinta-feira, 10. O dirigente argumentou que a decisão reforça a imprevisibilidade e o protecionismo por trás das novas políticas comerciais americanas.
"Imprevisibilidade é sempre a inimiga da confiança e do crescimento", pontuou, acrescentando que isso também pode minar o papel do dólar. "E o protecionismo aumenta barreiras para entrar no mercado americano. Isso é contra os interesses dos EUA e aumentará preços no país. Consumidores americanos pagarão a conta e o crescimento será negativamente afetado."
Por outro lado, Villeroy de Galhau reconheceu como positivo o espaço aberto para negociações nos próximos três meses, classificando como um "bom acontecimento" a calma e união das autoridades europeias ao preparar respostas para as tarifas.
O dirigente evitou comentar sobre implicações para a política monetária do BCE, em respeito ao período de silêncio que teve início nesta manhã e dura até a decisão de juros na próxima quinta-feira.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado