Economia
Conselho aumenta teto de juros do empréstimo consignado do INSS
Baixar
O Conselho Nacional de Previdência Social aprovou, nesta terça-feira (25),o aumento da taxa de juros em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


O novo limite é de 1,85% ao mês, 0,05 ponto percentual maior que o limite atual, de 1,8%, que vigorava desde o início de janeiro. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado foi mantido em 2,46% ao mês.
As medidas, propostas pelo governo, entram em vigor cinco dias após a instrução normativa ser publicada no Diário Oficial da União, o que ocorrerá nos próximos dias.
Os bancos haviam pedido a elevação do teto para 1,99% ao mês. O governo proporia um teto de 1,88% ao mês, mas desistiu para apoiar a proposta da Confederação Nacional do Comércio.
A justificativa para o aumento foram as altas recentes da Taxa Selic, que define os juros básicos da economia. Desde janeiro, o Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou os juros básicos de 12,25% para 14,25% ao ano.
A decisão foi tomada por 12 votos a 1. Apenas o representante dos bancos votou contra a medida, alegando descompasso entre os juros do consignado e a realidade do mercado financeiro.
Economia O novo limite é de 1,85% ao mês Brasília 25/03/2025 - 21:47 Roberto Piza / Paulliny Fernandes Daniella Longuinho, da Rádio Nacional Juros Empréstimo consignado INSS terça-feira, 25 Março, 2025 - 21:47 1:38
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado