Economia
Quais são os documentos necessários para fazer a declaração do IRPF?
Baixar
A possibilidade de realizar a declaração do Imposto de Renda na modalidade pré-preenchida, disponível a todos os contribuintes desde 2022, facilitou, e muito, a tarefa de prestar contas ao Fisco. Porém, engana-se quem pensa que não é mais necessário ter em mãos alguns documentos na hora de declarar.


Para começar, é preciso reunir documentos básicos como CPF do titular e dos dependentes, comprovante de endereço, de atividade profissional e dados bancários. A depender dos ganhos, bens e despesas dedutíveis, o restante da lista pode variar. Quem explica é Gilder Daniel Torres, professor de ciências contábeis da Faculdade Anhanguera:
"Na parte de rendimento, incluem-se salários ou aposentadoria, aluguéis, aplicações financeiras, rendimentos de empresas das quais você é sócio ou outros rendimentos, como pensão ou trabalho autônomo. Em relação aos bens, são necessários documentos como escrituras de imóveis, documentos de veículos, saldos bancários e cotas de empresas, caso você seja sócio. Para reduzir o imposto na área de saúde, são exigidos comprovantes de despesas médicas, odontológicas, psicológicas, fisioterápicas e planos de saúde. Na área de educação, comprovantes de pagamento de mensalidades escolares. Além disso, são necessários documentos relacionados a pensão alimentícia, caso você pague, e previdência privada".
Um dos documentos mais importantes é o informe de rendimentos, que comprova alguns dos seus ganhos de 2024. Alessandro Pereira Alves, professor de ciências contábeis e finanças da UFRRJ, cita algumas formas de obtê-lo:
- "Se for funcionário de empresa privada sob o regime CLT, a própria empresa envia o informe de rendimentos, geralmente por e-mail ou, em alguns casos, de forma física".
- "Se você for aposentado ou pensionista, o informe de rendimentos pode ser acessado pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site do Meu INSS".
- "Já para servidores públicos, o acesso pode ser feito pelo sistema SouGov, no item 'Rendimentos e RPF".
- "Se for MEI (Microempreendedor Individual), o informe pode ser obtido pelo portal Gov.br ou pelo e-CAC. Quem fez a declaração simplificada (DAS) pode utilizar o próprio recibo para declarar".
- "No caso dos autônomos, aqueles que já utilizaram o livro-caixa ou o Carnê-Leão Web mensalmente conseguem puxar esse informe diretamente pelo sistema da Receita Federal" ."
As empresas foram obrigadas a enviar o comprovante de rendimentos até o dia 28 de fevereiro deste ano. Mas o que fazer se esses comprovantes não forem recebidos pelo trabalhador? Alessandro explica que é preciso procurar a empresa ou utilizar os dados da declaração pré-preenchida, que está disponível em 1º de abril de 2025:
"Você consegue também pedir à própria empresa para te reenviar, ou então é possível conseguir lá no Gov.br realizando a declaração pré-preenchida."
O prazo para a declaração vai até 30 de maio. Até lá, o Tira-Dúvidas do IR 2025 continuará trazendo muitas dicas. Fique ligado!
Confira todos os conteúdos da Série Tira-Dúvidas do IR 2025 clicando aqui
O conteúdo tem locução de Edgard Matsuki, edição de Jorge Vaconcellos e produção de Marizete Cardoso.
Economia Explicação faz parte da série Tira-Dúvidas do IR 2025 Brasília 24/03/2025 - 07:30 Jorge Vasconcellos/ Marizete Cardoso Edgard Matsuki - repórter da Radioagência Nacional Tira-Dúvidas do IR 2025 Imposto de Renda 2025 declaração IR 2025 Receita Federal como declarar Imposto de Renda isenção IR 2025 imposto sobre renda IRPF 2025 segunda-feira, 24 Março, 2025 - 07:30 3:26
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado