Economia
Fávaro e Esther Dweck debatem reestruturação do Inmet

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, debateu a reestruturação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em encontro na tarde desta quarta-feira, 29. "Tivemos mais uma agenda importante no Ministério da Gestão, com a ministra Dweck e sua equipe, para realizar ajustes estratégicos no Ministério da Agricultura, visando garantir a eficiência e as entregas programadas para 2025. Discutimos temas essenciais, como a inclusão do Inmet como secretaria", disse Fávaro, em nota da pasta.
O processo de reestruturação do Inmet foi anunciado pelo ministério em novembro de 2024, em processo do instituto de se tornar uma secretaria do Ministério e dentro do planejamento estratégico para a autarquia para até 2031. A reorganização, contudo, ainda precisa ser validada pelo Ministério da Gestão e Inovação. O Inmet também receberá neste ano R$ 150 milhões para modernização e compra de novas estações meteorológicas.
De acordo com o ministério, o novo planejamento do Inmet tem como objetivos a ampliação da utilização de dados meteorológicos na agropecuária, a reformulação da comunicação dos produtos e serviços prestados pelo Inmet e o fortalecimento da pesquisa aplicada e a inovação dos processos e serviços. O ministério prevê ainda a incorporação de 80 novos servidores, selecionados pelo Concurso Público Nacional Unificado (CNU), para renovar o quadro de servidores do Inmet.
Fávaro também discutiu medidas de fortalecimento para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), segundo a pasta. A estatal enfrenta déficit orçamentário e rombo nas contas de 2024. "É uma instituição crucial na produção de alimentos e que requer nosso contínuo apoio", disse Fávaro na nota.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira