Economia
BC da África do Sul reduz taxa básica de juros para 7,75%, mas alerta sobre inflação
O Banco Central da África do Sul, conhecido como SARB, reduziu a taxa básica de juros em 25 pontos-base, para 7,75% ao ano, em decisão divulgada nesta quinta-feira, 21. Em comunicado, a autoridade monetária afirmou que a decisão foi unânime, mas adotou tom cauteloso ao ponderar o ambiente global de riscos elevados e de possível pressão de alta sobre a inflação doméstica.
Em coletiva de imprensa após a decisão, o presidente do BC sul-africano, Lesetja Kganyago, revelou que os dirigentes "sequer discutiram a possibilidade de cortar juros em 50 pontos-base". "Há muita instabilidade no mundo", frisou.
O BC da África do Sul observou que reduzir o nível de restrição da política monetária gradativamente ainda é consistente com a queda da inflação no médio prazo e manteve previsão de que as taxas seguirão em queda até o nível neutro, estabilizando acima de 7% em 2025. "Decisões de juros serão feitas reunião a reunião e a depender de dados sobre o desempenho da economia, sem trajetória predefinida", concluiu.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado