Economia
Eventos climáticos estão arruinando fundações de economias e são ameaças, diz presidente do BCE
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que eventos climáticos extremos, como inundações e secas, estão arruinando as "fundações de nossas economias" e a base da sobrevivência econômica, em artigo publicado no site do BCE nesta terça-feira, 12. Segundo ela, as mudanças climáticas são "ameaças" às economias.
"Precisamos urgentemente desbloquear todas as fontes possíveis de capital, em velocidade e escala, e colocar em prática as condições regulatórias para financiar nosso futuro verde e preservar a natureza", menciona a dirigente em texto.
Lagarde cita que, independentemente, as mudanças climáticas transformarão as sociedades, o que reforça a necessidade de adaptação e resiliência.
Para ela, mesmo nos cenários mais otimistas, os governos precisarão fornecer ajuda. "No entanto, olhando para o investimento para adaptação climática, a lacuna de financiamento está aumentando", explica. "Para garantir nossa sobrevivência econômica, precisamos investir em nosso futuro verde e resiliente", escreve.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado