Economia
‘Efeito Madonna’: brasileiros empreendem e geram renda extra com show histórico em Copacabana
Cantora se apresenta nas areias de Copacabana no dia 4 de maio no que promete ser o maior show da carreira
Para além da perspectiva de hotéis lotados, alto fluxo de turistas e planejamento especial de empresas e do poder público, o megashow de Madonna – que promete lotar a Praia de Copacabana – impacta também o trabalho de pequenos empreendedores. A apresentação histórica e gratuita da artista já virou gancho para a expansão dos negócios com a criação de novos produtos.
Madonna no Rio: busca por produtos da cantora cresce até 7.400%. Veja os dez mais procurados
E mais: Show de Madonna em Copacabana terá o maior palco da turnê da cantora
Com vistas no show de encerramento da "The Celebration Tour" – turnê da cantora que vem rodando várias partes do mundo – empreendedores apostam em itens personalizados, como camisetas e até ingressos colecionáveis.
– Eu sou formado em Design Gráfico e um dia tive a ideia de montar pra mim ingressos de eventos que eu já tinha ido para guardar de recordação, já que hoje em dia os ingressos são digitais ou impressos em papel de nota fiscal, que são descartáveis. Alguns amigos começaram a pedir também e foi aí que tive a ideia de fazer 'ingressos colecionáveis' de festivais e shows grandes para vender. Abri uma lojinha em junho do ano passado. Então, assim que foi confirmado o show da Madonna, fiz a versão para o show dela – conta Thagyde Gomes, de 29 anos, dono da Lojinha Meteoro.
Thagyde vende o produto holográfico por R$ 16 na Shopee. O marketplace, aliás, registrou um aumento no número de anúncios de produtos relacionados à diva na plataforma.
E as ofertas acompanham a demanda dos consumidores. De acordo com o e-commerce, as buscas pelo termo "Camiseta Madonna Masculina" aumentaram 4.900%, enquanto "Luva Madonna" subiu 2900%.
No Mercado Livre, a procura por produtos inspirados na carreira de Madonna também disparou desde que a vinda da artista para o Brasil foi anunciada. Buscas por camisetas da cantora aumentaram 7.400% em março, quando comparadas com fevereiro. Já a procura por fantasias inspiradas em modelos usados pela artista subiu 6.200% no período, enquanto a demanda por CDs cresceu 1.700% e as de blusas aumentou 1.200%.
Pequenas marcas também já veem as vendas aumentarem. Na Tlaco – loja virtual que produz camisetas, quadros, bonés e outros produtos para fãs –, itens relacionados a Madonna já ocupam a terceira posição entre os mais buscados. A procura fez a marca aumentar a linha de uma estampa de camiseta para dez modelos diferentes.
– Está tendo bastante procura. Vamos lançar mais durante as próximas semanas – planeja Naluh Nunes, cofundadora da marca.
Coordenador de Mercado do Sebrae Rio, Glauco Nunes explica que grandes eventos como o show de Madonna trazem oportunidades para empreendedores principalmente em função da mobilização que os fãs. Segundo ele, setores de turismo, moda e acessórios e alimentação são os que mais se destacam, mas serviços como transporte particular e comércio também se beneficiam.
– A produção de produtos personalizados, como camisas, pulseiras e brincos. são produtos diretamente ligados aos preparativos do evento. Com uma expectativa de 1 milhão de pessoas no show, as casas de hospedagem e hotéis têm a oportunidade de montar pacotes específicos para o evento, e as agências de turismo também podem associar maiores oportunidades de passeios para os turistas que vem ao local do evento. Bares e restaurantes vão precisar se preparar para receber esses turistas – enumera.
Já Isabella Perrotta, professora de Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio, analisa que uma agenda de eventos com atrações de peso como Madonna impacta diretamente na economia da cidade:
– Gera desenvolvimento da boa imagem da cidade, apoio à cultura de forma ampla, criação de empregos e rendimentos, difusão dos fluxos turísticos da região, e fortalece uma série de objetivos políticos que incluem a coesão social.
Madonna no Brasil: veja o que já se sabe sobre o show
Além dos que se inspiram no show para expandir seus negócios, outros apostam no evento para fazer uma renda extra. Nas redes sociais, moradores do Rio anunciam casa, cômodo ou até uma cama no apartamento para quem vem de fora conferir a diva. Caso do advogado Felipe Rosalvo, de 32 anos, que colocou à disposição um quarto ocioso de casa para o fim de semana da apresentação.
Morador da Tijuca, na Zona Norte, ele conta que percebe uma procura principalmente de quem busca alguma economia, já que nas opções de hospedagem na Zona Sul os preços são mais altos.
– Quando tem grandes eventos, anuncio esse quarto para ter uma renda extra. Faço direto nas minhas redes para poder escolher quem vai alugar, preferencialmente alguém que eu já conheça. Algumas pessoas já me procuraram, mas não tive referências, então preferi não reservar. Tem gente cobrando R$ 500, R$ 600 pela diária, eu cobro mais abaixo – diz.
Maior palco da turnê
Marcado para o dia 4 de maio, a apresentação da cantora será realizada no maior palco da 'The Celebration Tour', turnê da artista que vem rodando várias partes do mundo.
Único evento da turnê da cantora na América do Sul, a estimativa é que mais de um milhão de pessoas compareçam nas areias de Copacabana para ver a artista, que está marcada para entrar no palco entre 21h30 e 21h45. O evento será gratuito.
Esta será a quarta vez que Madonna, hoje com 65 anos, se apresentará ao público brasileiro. Foi na estreia aqui, em 1993, que a americana cantou para o segundo maior público de sua carreira: 120 mil fãs no Maracanã lotado para assisti-la.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado