Economia

Fed entra no Instagram e no Threads para aumentar o alcance público

O BC americano elevou para sete plataformas sua presença nas redes sociais

Agência O Globo - GLOBO 02/10/2023

Prepare-se para um novo rosto no feed do Instagram: o do presidente do Federal Reserve Jerome Powell. O Fed anunciou nesta segunda-feira que entrou nas duas redes, reforçando a presença em sete plataformas.

“Olá, sou Jay Powell , sou o presidente do Federal Reserve”, diz o chefe do banco central na primeira postagem do Fed no Instagram, um “reel” onde ele observa que outubro é o mês nacional da educação econômica nos EUA.

O Fed disse em comunicado que lançou as novas contas na esperança de aumentar a acessibilidade e a disponibilidade de notícias e conteúdo educacional. A instituição tipicamente recatada ampliou o seu alcance às massas nos últimos anos – começou a dar conferências de imprensa regulares há cerca de uma década e lançou uma série de eventos para ouvir comunidade em 2019.

Algumas das 12 unidades regionais do Fed, que são semi-independentes do conselho de administração em Washington, fizeram incursões em plataformas como o Instagram. Durante a pandemia, a presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, organizou uma live no Instagram com estudantes universitários, oferecendo conselhos sobre como procurar emprego em meio aos bloqueios generalizados.

O Fed de Nova York abriu uma conta no Instagram no mês passado, onde fornecerá informações sobre como é trabalhar na instituição, as pessoas por trás desse trabalho e os diferentes caminhos para se tornar um economista.

O Fed disse que as postagens no Instagram incluirão conteúdo educacional, perguntas frequentes além de fotos e vídeos. A conta no Threads, um aplicativo semelhante ao X de propriedade do Instagram, refletirá em grande parte o que posta no X, anteriormente conhecido como Twitter. A conta será @federalreserveboard em ambas as plataformas.

Parte da missão do Fed é a educação financeira e econômica. Em 2021, o Fed de Cleveland, sede do Center for Inflation Research, publicou uma série de vídeos que utilizavam Lego para explicar como o banco central trabalha para manter a inflação baixa.

Além do X (antigo Twitter), o Fed também está no Facebook, YouTube, Flickr e LinkedIn. Ainda não se juntou ao TikTok.