Economia

Fernando Haddad confirma expectativa para votação do projeto do Desenrola Brasil na segunda-feira

Ontem, o relator do projeto de lei do Desenrola Brasil no Senado Federal garantiu a votação do texto até o dia 3 de outubro

Agência O Globo - EXTRA 28/09/2023
Fernando Haddad confirma expectativa para votação do projeto do Desenrola Brasil na segunda-feira
Haddad - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que a equipe econômica está contando com a votação do projeto de lei que regulamenta o Desenrola já na próxima segunda-feira (dia 2). A aceleração do trâmite do texto no Senado busca evitar a paralisação do programa.

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e Concursos e receba as principais notícias do dia

— Nós achamos que Desenrola vota segunda no Senado em caráter terminativo. E eu acredito que marco de garantias e fundos devam ser votados na Câmara — disse o ministro, em conversa com jornalistas na Fazenda.

Ontem, o relator do projeto de lei do Desenrola Brasil no Senado Federal, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), garantiu a votação do texto até o dia 3 de outubro. A votação até essa data é considerada crucial pela equipe do Ministério da Fazenda, que temia a paralisação do programa.

A Medida Provisória que estabeleceu o Desenrola vence na próxima terça-feira. O projeto de lei incorporou o texto da MP.

O ministro também confirmou que pode haver casamento das propostas de taxação de fundos exclusivos (no Brasil) e fundos offshore (no exterior). Nesta manhã, ele participa de uma reunião com Arthur Lira para tratar desse e outros temas.

— Eu vou ver isso agora (casamento das propostas), mas é possível que sim. Existe uma chance das duas medidas serem apreciadas conjuntamente. Até porque são temas afins. O tema é o mesmo: são fundos não tributáveis — disse, antes da reunião.