Economia
Governo deve antecipar R$ 10 bi para compensar estados e municípios
O governo federal informou que vai buscar antecipar recursos para os municípios, mas a medida ainda precisa passar por uma negociação com o Congresso Nacional. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, 51% dos prefeitos fecharam as contas em vermelho no primeiro semestre.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, nesta terça-feira, que o governo vai discutir dois projetos de lei para antecipar receitas para cidades em quase R$ 5 bilhões de reais.
Os recursos virão da antecipação de receitas em virtude da queda de arrecadação do ICMS e uma outra compensação de recursos do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM.
O presidente Lula também se reuniu, nesta terça, com o vice-presidente Geraldo Alckmin e um grupo de ministros para discutir as ações tomadas em apoio à população do Rio Grande do Sul atingida por um ciclone extratropical na semana passada.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o governo federal apoia, desde o primeiro momento, o Rio Grande do Sul.
Lula retornou ontem da viagem ao G20, na Índia. A reunião ocorre após críticas da oposição pela ausência do presidente durante o desastre climático na região sul.
Economia Brasília 12/09/2023 - 21:32 Roberta Lopes / Beatriz Albuquerque Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional arrecadação ICMS terça-feira, 12 Setembro, 2023 - 21:32 138:00Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado