Economia
Faturamento do mercado de franquias cresceu 15% em um ano
Comparação é do primeiro semestre de 2023 com o mesmo período de 2022
O faturamento do mercado de franquias cresceu 15% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. O dado é da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que apurou faturamento do setor em R$ 91,432 bilhões de janeiro a junho de 2023. No ano passado, havia registrado R$ 105,107 bilhões.
ZapZap do Extra: Receba as principais notícias no seu celular; clique aqui e faça parte da comunidade do Extra.
O Estado do Rio de Janeiro apresenta uma situação semelhante, com aumento de 17% no faturamento. No primeiro semestre deste ano, foram R$ 10,3 bilhões. Já em número de operações, o mercado de franquias no Rio expandiu 4,1%, chegando a um total de 18.410 unidades.
E há margem para crescer, afirma Clodoaldo Nascimento, apontando o potencial para além da capital carioca, em cidades como Niterói, São Gonçalo e Duque de Caxias.
— Temos um campo a desbravar com a interiorização do franchising. São regiões com dinâmicas econômicas próprias e que, em geral, são ávidas por marcas e produtos de franquias — explica.
Tradicional porta de entrada para o mercado de trabalho, o setor de franquias no Brasil totalizou aproximadamente 1,612 milhão de pessoas empregadas diretamente. No Rio de janeiro, esse índice corresponde a uma alta de 15,4%, somando um total de mais de 160 mil vagas formais preenchidas.
Do dia 21 ao 23 de setembro, os empreendedores fluminenses e brasileiros terão a oportunidade de participar da Expo Franchising ABF Rio, no Anfiteatro do Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. Haverá oportunidades para interessados em abrir o próprio negócio, com investimento a partir de R$ 10 mil. Entre as marcas estreantes nesta edição estão Casa Bauducco, Mikro Market, Mulheres Habilitadas, Oliver’s, Outbêco, Porto do Sabor, entre outras. Além disso, franquias veteranas também apresentam suas novidades, como Casa do Construtor, Espetto Carioca, Grupo Trigo (China in Box, Gendai, Koni, LeBonTon e Spoletto), Megamatte, UsaFlex e mais.
Os ingressos são vendidos aqui. O valor promocional por dia é R$15 e o pacote com os três dias sai por R$30.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado