Economia
Rolex compra a centenária joalheria de luxo Bucherer
Negócio, cujos termos não foram divulgados, surpreendeu o mundo do varejo de artigos de alto valor
Ao longo de mais de um século, três gerações de Bucherers construíram uma das varejistas de jóias e relógios mais exclusivos do mundo, tendo como clientes ricaços e celebridades de todo o mundo. Agora, Jörg G. Bucherer, o misterioso bilionário suíço de 87 anos por trás das joalherias de luxo que leva seu nome, concordou em vender a Bucherer AG para a Rolex, em um negócio que surpreendeu o mundo do varejo de artigos de alto luxo.
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As empresas não divulgaram os termos do acordo, e chegar a uma estimativa não é fácil, uma vez que nenhuma das empresas sediadas na Suíça publica resultados financeiros.
Jean-Philippe Bertschy, analista da Vontobel Holding AG, estimou as vendas anuais nas mais de 100 lojas da Bucherer em cerca de dois bilhões de francos suíços (US$ 2,3 bilhões), dando à empresa um valor empresarial de até quatro bilhões de francos suíços. Bertschy estimou que a Bucherer representa cerca de 5% das vendas da Rolex.
A decisão do octogenário Bucherer de se desfazer da empresa familiar de capital fechado pegou a indústria de surpresa, em parte devido ao intenso sigilo que o cercava e as duas relojoarias, cujas histórias estão intimamente ligadas há décadas. Em comunicado sobre o acordo, a Rolex disse que sua escolha foi feita “na ausência de descendentes diretos”.
Ao comprar a Bucherer, a Rolex está conquistando pela primeira vez uma presença importante nas vendas ao consumidor, uma mudança estratégica da dependência de distribuidores externos. A única loja no mundo atualmente pertencente e operada pela Rolex fica em sua cidade natal, Genebra.
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O acordo, que ainda requer a aprovação dos órgãos reguladores, ocorre em meio aquilo que o UBS Group AG apelidou de a maior transferência de riqueza da história nas próximas duas décadas, à medida que os fundadores de empresas e investidores envelhecem.
No entanto, não está claro para onde Bucherer planeja direcionar os recursos da venda. Um porta-voz da empresa recusou-se a fornecer quaisquer detalhes além da declaração da Rolex, acrescentando que a Bucherer “sempre foi uma empresa muito discreta”.
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O que está claro é que a medida porá fim ao controle dinástico sobre o fornecedor de marcas de jóias e relógios de luxo, incluindo a Rolex, a sua própria Carl F. Bucherer, a Chopard e a Blancpain. O negócio tem suas raízes em 1888, quando o empresário Carl-Friedrich Bucherer e sua esposa Luise abriram uma loja na cidade suíça de Lucerna, segundo o site da empresa.
Seus filhos Ernst e Carl Eduard ingressaram na empresa no início da década de 1920, e Ernst chegou a um acordo com o fundador da Rolex, Hans Wilsdorf, em 1924, para adicionar a marca à sua linha de produtos.
A terceira geração de Jörg assumiu a gestão em 1977, expandindo-se para a Áustria na década de 1980 e depois para a Alemanha uma década depois. Bucherer abriu uma loja principal em Paris em 2013 e também migrou para Londres, Copenhague e EUA.
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Jörg Bucherer nunca deu uma entrevista à mídia e é mencionado apenas brevemente no site da empresa. Um documento corporativo francês o lista como cidadão suíço.
Wilsdorf, o fundador da Rolex, nascido na Alemanha, criou uma fundação com sede em Genebra em seu nome no ano de 1945, que assumiu a propriedade da empresa, de acordo com o site da empresa. Ele morreu em 1960 e também não teve descendentes diretos.
“Jörg Bucherer é a última pessoa ainda em atividade que conheceu e trabalhou com Hans Wilsdorf”, disse a Rolex na quinta-feira em seu comunicado anunciando o acordo, acrescentando que Bucherer continuará sendo o presidente honorário da varejista.
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