Economia

Produtos da americana Forever 21 serão vendidos no site da Shein

Grupo Sparc, que fechou parceria com gigante chinesa, terá participação minoritária na empresa. Acordo pode incluir outras grifes no futuro como Aéropostale, Nautica e Reebok

Agência O Globo - EXTRA 24/08/2023
Produtos da americana Forever 21  serão vendidos no site da Shein
Foto: Tania Rego/Agência Brasil

A chinesa Shein e o grupo Sparc, dono da Forever 21, anunciaram nesta quinta-feira (dia 24) uma parceria que abre caminho para o marketplace asiático vender vestidos, calças jeans e acessórios da marca americana em seu site. No futuro, as lojas Shein podem operar dentro das lojas da Forever 21, segundo o jornal americano Wall Street Journal.

Pelo acordo, a Shein compra aproximadamente um terço da holding que controla a Forever 21. O grupo Sparc, por sua vez, vai adquirir uma participação minoritária na Shein, que foi avaliada em US$ 66 bilhões em uma rodada de financiamento no início deste ano. O valor da operação não foi divulgado.

A parceria inaugura uma dobradinha entre duas rivais no varejo e mais um passo na estratégia de negócios e geopolítica da China de ampliar a atuação de suas empresas nos EUA. Os dois países são as maiores economias do mundo e rivalizam em áreas que vão da tecnologia a assuntos militares.

A Shein se tornou uma das maiores varejistas de moda rápida nos EUA em participação de mercado, mas para crescer ainda mais deseja oferecer aos clientes produtos além do que ela mesma produz.

No Brasil, por exemplo, a companhia firmou parcerias com fábricas locais para produzir peças de roupas que passaram a ser vendidas na sua plataforma. Nos EUA, porém, a associação foi feita com uma grande empresa, dona de grifes famosas.

O Sparc é uma joint-venture entre a companhias de gestão de marcas Authentic Brands Group e a proprietária de shopping centers Simon Property Group. Produz e distribui produtos para sete das marcas da Authentic, que além da Forever 21 incluem Aéropostale, Nautica, Lucky Brand, Brooks Brothers, Eddie Bauer e Reebok.

— Não podemos fabricar tudo o que vendemos — disse vice-presidente executivo da Shein, Donald Tang, ao WSJ.

A Forever 21 ganhará acesso aos 150 milhões de clientes da Shein, proporcionando-lhe uma plataforma mais ampla para reiniciar suas operações desde que saiu da recuperação judicial em 2020.

O acordo também vai permitir que os clientes devolvam os itens encomendados da Shein nas lojas da Forever 21. A marca possui 560 lojas em todo o mundo, sendo 414 nos EUA. Não está claro se a parceria se estende ao Brasil. Por aqui, a Forever 21 fechou suas lojas e tem produtos vendidos em sites como o Dafiti.

Jamie Salter, fundador e CEO da Authentic Brands, disse que entrou em contato com a Shein há mais de um ano, depois de perceber que ela estava ganhando participação de outras varejistas de moda rápida. Salter afirmou que o acordo tem como foco maximizar a distribuição.

— Grande parte dos nossos clientes está em lojas físicas. E grande parte dos clientes deles (da Shein) está on-line — disse o executivo ao WSJ.

De acordo com Salter, a parceria pode se expandir no futuro para outras marcas da Sparc.