Economia

Em primeira derrota judicial, 123milhas tem conta bloqueada

Em medida cautelar, 7ª Vara Cível do Foro de Ribeirão Preto buscou garantir embarque de consumidores com viagem prevista para setembro

Agência O Globo - EXTRA 23/08/2023
Em primeira derrota judicial, 123milhas tem conta bloqueada
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A 123milhas teve sua primeira derrota judicial nesta quarta-feira. A 7ª Vara Cível do Foro de Ribeirão Preto determinou, por medida cautelar, o bloqueio de R$ 44 mil da conta da empresa para reembolsar dois clientes que haviam comprado cinco passagens para embarque no dia 10 de setembro em São Paulo, com destino à Madri.

Com apoio do PL, Câmara aprova MP que reajusta salário mínimo e garante ganhos reais

Educadores encaminham oficio ao Estado do Rio para cobrar piso nacional a servidores aposentados

Os consumidores compraram os bilhetes em maio de 2022, há mais de dez meses. O valor bloqueado foi calculado com base no investimento necessário para comprar novas passagens, com embarque previsto para o mesmo mês, com retorno em quinze dias.

Na semana passada, a plataforma anunciou que não mais emitiria os bilhetes da sua linha promocional, a Promo, com impacto para pacotes agendados entre os meses de setembro e dezembro de 2023.

No pedido, o advogado Leonardo Pontes, sócio do escritório Pontes Albuquerque Rodini Advocacia, argumentou que a compensação do cancelamento através de “voucher” é considera uma prática abusiva por colocar o consumidor em desvantagem, além de configurar venda casada, “haja vista ser direito do consumidor ver o seu dinheiro restituído com juros e correção monetária para dele fazer o uso que quiser”.

Também foi pedido uma ordem de retenção do passaporte dos representantes da 123milhas, julgada indeferida pela juíza Roberta Luchiari Villela.