Economia
Intenção de Consumo das Famílias tem melhor resultado desde 2015
O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias entrou na zona de otimismo e alcançou em agosto o melhor resultado desde abril de 2015. Depois de crescer 1,4%, o indicador da Confederação Nacional do Comércio chegou a 101,1 pontos, passando da linha de corte de indiferença. O desempenho se deve à melhora de seis dos sete indicadores analisados, mas os destaques, de acordo com a economista da CNC Izis Ferreira, foram a satisfação das famílias com seu nível de consumo atual e com o acesso e uso do crédito.
A CNC ressalva que os índices referentes a emprego continuam abaixo da linha de 100 pontos, ou seja, na zona negativa. Mas 42,5% dos entrevistados afirmaram estar mais seguros em seus empregos agora do que estavam em agosto do ano passado. O mesmo movimento ocorre com relação ao crédito: quase 37% dos entrevistados consideram que houve piora no acesso, mas isso é menos do que os 41,5% que tinham a mesma impressão em 2022. E houve aumento na quantidade de pessoas que acham que a situação melhorou. Um reflexo disso aparece na compra de bens duráveis, que cresceu 9,9%.
Economia Rio de Janeiro 23/08/2023 - 16:34 Paula Castro/ Renata Batista Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional Intenção de Consumo da Família CNC quarta-feira, 23 Agosto, 2023 - 16:34 123:00
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado