Economia
Fitch reafirma rating 'BB+' da Colômbia, com perspectiva estável
A Fitch reafirmou o rating 'BB+' da Colômbia e manteve a perspectiva estável para sua nota de crédito, nesta sexta-feira. Em comunicado, mais uma vez a agência de classificação de risco afirma que os ratings adotados refletem o "histórico de estabilidade macroeconômica e financeira do país, sustentado por um banco central independente com um regime de metas de inflação e uma moeda flutuante livre".
Para a Fitch, o sucesso inicial do presidente Gustavo Petro em construir uma coalizão no Congresso depois que ele assumiu o cargo em agosto de 2022 e aprovou uma grande reforma tributária encontrou obstáculos em meados de 2023. Sua proposta de reforma da saúde dividiu sua coalizão e resultou em seu colapso, avalia. Como resultado, a capacidade política do Petro para aprovar as reformas da saúde, da previdência e trabalhista tornou-se mais incerta.
A Fitch prevê crescimento de 1,5% no Produto Interno Bruto (PIB) colombiano em 2023 e 1,2% em 2023, à medida que o país lida com um aperto monetário. Já a inflação deve estar em 9% e 5%, ao fim deste e do próximo ano, respectivamente.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado