Economia
Macron diz que a França decidiu sair do Tratado da Carta da Energia
O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta sexta-feira, 21, que a França decidiu sair do Tratado da Carta da Energia, acordo internacional envolvendo países europeus e da Ásia Central pelo cooperação no setor de energia. A declaração foi feita durante reunião de chefes de Estado na Euro Summit.
No discurso, Macron destacou que o objetivo do país será passar o inverno sem o gás russo. O chefe de Estado da França também defendeu uma reforma no mercado de eletricidade da Europa, destacando que o desafio atual é baixar os preços da energia.
Segundo o jornal Le Monde, o tratado agora abandonado pela França está sendo usado por empresas de combustíveis fósseis para contestar legalmente medidas ambientais.
A Itália já abandonou a iniciativa, enquanto Holanda e Espanha anunciaram planos similares, lembra o diário francês.
O próprio Macron disse nesta sexta que a saída da iniciativa é “coerente” com as metas ambientais francesas.
Autor: Natália Coelho, especial para a AE
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas