Economia
Espanhola Redeia e Grupo Energia Bogotá compram 5 linhas de transmissão no Brasil

A espanhola Redeia, por meio da Argo Energía, e o Grupo Energía Bogotá (GEB) compraram do fundo de investimento Brasil Energia FIP, administrado por uma afiliada da Brookfield Asset Management, 100% das ações de cinco linhas de transmissão de energia elétrica no Brasil por 815 milhões de euros, cerca de R$ 4,3 bilhões.
A operação representa um investimento para a Redeia de cerca de 200 milhões de euros, que correspondem a 50% da participação na Argo Energía. Do total de R$ 4,3 bilhões da compra, a Argo Energía investirá 62,5% e o Grupo Energía Bogotá, 37,5%.
A Argo Energía é a empresa que a Redeia e o Grupo Energía Bogotá adquiriram em 2019 para o desenvolvimento da infraestrutura elétrica de alta tensão no Brasil. Com a aquisição, a Argo Energía duplicará de tamanho e fortalecerá sua presença principalmente na região Nordeste.
Até a compra, a Argo tinha quatro concessões, administrando um total de 1.743 km de linhas de transmissão. As cinco concessões agora compradas da Brasil Energia FIP, em operação comercial, representam 2.416 km de linhas de transmissão com receita de 133 milhões de euros.
O Citi Brasil foi assessor da Redeia na operação. A operação é sujeita à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Autor: Ana Paula Grabois
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado