Economia
PIB do G20 avança 0,7% no 1º trimestre ante 4º trimestre de 2021, diz OCDE
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do G20 avançou 0,7% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior. No quarto trimestre de 2021, a alta havia sido de 1,3% ante o trimestre anterior, portanto o quadro é de desaceleração.
Em comunicado, a OCDE diz que a perda de fôlego se deve sobretudo ao desempenho mais fraco dos Estados Unidos, com contração de 0,4% no PIB no primeiro trimestre, após avanço de 1,7% no quarto trimestre.
Na Austrália e na Indonésia houve também desaceleração mais acentuada, com perda de fôlego menos intensa em Canadá, China, Índia, Itália, Coreia do Sul, Turquia e Reino Unido.
Já França e Japão tiveram contração de 0,2% e 0,1%, respectivamente.
Apesar da tendência do G20 como um todo, alguns países, como Brasil, Alemanha, México, Arábia Saudita, África do Sul, além da União Europeia como um todo, tiveram crescimento maior no primeiro trimestre de 2022 do que no quarto trimestre de 2021, segundo a OCDE.
A Arábia Saudita cresceu 2,6% ante o trimestre anterior no primeiro trimestre, o resultado mais elevado entre as economias do G20, puxado pelo setor de petróleo, diz o comunicado.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado