Economia
Previsões de expansão global caem com guerra e bloqueios na China, diz Moody’s
A Moody’s acredita que as economias avançadas devem expandir 2,6% em 2022, e as dos mercados emergentes 3,8%, abaixo das previsões anteriores da agência, de 3,2% e 4,2%, respectivamente. “Os riscos que podem reduzir ainda mais as previsões incluem uma escalada do conflito militar na Ucrânia e uma desaceleração mais rápida do que o esperado no crescimento da China”, disse a agência de risco, em relatório.
No entanto, a Moody’s ressalta que, exceto na Rússia, não é esperado uma recessão em nenhum dos países do G20 em 2022 ou 2023.
“Ainda assim, existem vários riscos que podem prejudicar ainda mais as perspectivas econômicas, incluindo pressão adicional de alta nos preços das commodities, interrupções mais duradouras na cadeia de suprimentos ou uma desaceleração maior do que o esperado na China. Aperto monetário agressivo também pode se tornar um catalisador para uma recessão”, pondera Madhavi Bokil, vice-presidente sênior/CSR da Moody’s.
Para o futuro, a agência acredita que os próximos meses serão críticos, pois, à medida que os bancos centrais passam a apertar a política monetária em resposta à inflação mais alta, há um aumento na volatilidade do mercado financeiro e na reavaliação de ativos.
Autor: Letícia Simionato
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados