Economia
Rehn: BCE deve retirar juros do território negativo de forma relativamente rápida
O presidente do Banco da Finlândia e dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Olli Rehn, defendeu nesta quarta-feira, 18, que a autoridade monetária deve retirar juros do território negativo de forma “relativamente rápida” e continuar o gradual processo de aperto das condições.
Em seminário em Helsinki, Rehn ressaltou a necessidade de conter os riscos de que as expectativas de inflação na zona do euro fiquem desancoradas. “Não estou sozinho nesta opinião, uma vez que esta é também a indicação dada por muitos dos meus colegas do Conselho de Administração e do Conselho do BCE”, disse.
O dirigente destacou que o cenário inflacionário na região está cada vez mais “desafiador”, em meio à escalada dos preços de energia. Segundo ele, há incertezas sobre se o quadro atual provocará mudanças no comportamento das empresas e nos salários.
“A inflação de energia e os gargalos da cadeia de suprimentos por si só não levariam a uma aceleração sustentada da inflação, a menos que haja grandes efeitos secundários, levando a uma espiral de preços e salários”, pontuou.
Para ele, a inflação salarial na zona do euro tem sido moderada até o momento, mas houve “claros sinais” de aceleração no começo do ano. Por isso, diz ele, é importante não deixar que as expectativas inflacionárias saiam do controle. “Este é agora o fator mais crítico na determinação do curso da política monetária”, avaliou.
Autor: André Marinho
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista