Economia
Alíquota do imposto de importação sobre o vergalhão de aço passa a ser 4%

O governo, por meio do comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), decidiu, na quarta-feira (11/05), reduzir a alíquota do imposto de importação sobre o vergalhão de aço de 10,8% para 4%. A decisão começa a valer a partir desta quinta-feira (12/05). A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) comemora a iniciativa, que vai diminuir o impacto do aumento expressivo do custo da construção.

“A CBIC aplaude a decisão que reduziu para 4% a tarifa de importação dos vergalhões. Tal medida é extremamente significativa para reduzir o impacto do aumento expressivo do custo da construção. Hoje a construção civil está inibindo investimentos futuros pela perda da capacidade de compra das famílias. Mas medidas como essa ajudam a regular o mercado. Ganha o país!”, disse o presidente da entidade, José Carlos Martins.
Com isso, a Camex reduziu em 8 pontos percentuais no total a tarifa de importação dos vergalhões de aço CA50 e CA60. Ano passado a redução foi de 12% para 10,8%. Agora a tarifa caiu de 10,8% para 4%. Para Martins, essa iniciativa mostra a sensibilidade do comitê ao tema, com a percepção de que fortalecer o setor significa geração de emprego e renda no país.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL), Alfredo Brêda, falou da decisão do governo federal que beneficiará o setor da construção em todo o país. “Nos últimos 12 meses o aço subiu muito e a gente acredita que com esta decisão vai equilibrar o preço. Precisamos de estabilidade para que as pessoas possam adquirir imóveis, principalmente a baixa renda. É importante que aconteçam essas possibilidades em outros produtos, como cimento. Essa decisão do governo federal foi muito importante e teve o apoio fundamental da equipe da CBIC”, disse Alfredo Brêda.
Além do aço, outros produtos como carne de boi, carne de frango, trigo e farinha de trigo, milho em grão, bolachas e biscoitos tiveram sua tarifa de importação reduzida a zero.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista