Economia
Pandemia ainda pesa na zona do euro no 1º tri, diz BCE, que prevê recuperação
A economia da zona do euro segue se recuperando, sustentada pela ampla ajuda da política monetária, mas o crescimento deve permanecer contido neste primeiro trimestre de 2022, uma vez que a pandemia de covid-19 ainda pesa na atividade econômica, segundo avaliação do Banco Central Europeu (BCE). Em boletim publicado nesta quinta-feira, 17, o BCE aponta que a escassez de materiais, de equipamentos e de mão de obra continuam afetando a produção de algumas indústrias.
Ao mesmo tempo, o salto nos custos de energia compromete a renda de famílias e os lucros de empresas do bloco, o que provavelmente comprometerá gastos com consumo e investimentos, diz o documento.
O BCE, porém, ressalta que a economia vem sendo cada vez menos afetada por novas ondas da pandemia, o que deverá ajudar a aliviar fatores que restringem a produção e consumo, permitindo uma “forte recuperação” ao longo do ano.
Autor: Sergio Caldas
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026