Economia
Fed fará o que for necessário para retomar equilibrio da economia, diz dirigente
Presidente da distrital de Minneapolis do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Neel Kashkari disse que a autoridade monetária dos EUA vai “fazer tudo o que for necessário” para retomar o equilíbrio da economia do país, que passa por um choque inflacionário movido pela alta demanda interna.
Parte do aumento dos preços deve reduzir por conta própria, ressaltou o banqueiro central. Entretanto, a taxa anual de inflação não deve voltar à meta de 2%, mas estará à caminho de atingir o objetivo com as mudanças na política monetária, disse.
Kashkari afirmou que o Fed vai monitorar os indicadores nos próximos seis meses para garantir que a inflação estará na trajetória “correta”.
Segundo o dirigente, que não tem direito a voto nas reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) este ano, o Fed tem capacidade de apertar as condições financeiras ao subir a taxa de juros, o que pressionaria a demanda. Os problemas na cadeia de suprimentos, porém, não podem ser resolvidos pela política monetária, explicou.
Kashkari avalia que ainda “levará algum tempo” até que a cadeia de suprimentos volte a operar normalmente e toda a força produtiva nos EUA retorne ao mercado de trabalho.
Autor: Gabriel Caldeira
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026