Economia
BCs têm instrumento para conter preço, sem provocar grande desaceleração, diz BIS
O gerente-geral do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), Agustín Carstens, falou nesta terça-feira, 15, sobre a importância do controle dos preços pelos bancos centrais, considerando que é possível fazer isso “sem provocar grande desaceleração”. O discurso foi realizado durante evento virtual, no lançamento de relatório do Banco Mundial.
Ex-presidente do BC do México, Carstens mencionou a importância do papel dos bancos centrais para ancorar expectativas de inflação, no quadro atual de retomada após o auge do choque da pandemia.
Na visão dele, “ainda há tempo” para começar “gradualmente a tornar a dívida mais sustentável”. Carstens enfatizou que os bancos centrais e os ministros das Finanças têm instrumentos para apoiar o crescimento e tornar a realocação de recursos mais eficiente.
Segundo a autoridade, o choque da covid-19 teve um impacto no ciclo de negócios e na alocação de recursos. “A solução terá de envolver a realocação de recursos e reformas estruturais que criem crescimento”, defendeu.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça
-
5DESASTRE CLIMÁTICO.
Poderoso furacão Polo castiga a costa do México enquanto Nolo se dirige para o Havaí.