Economia
Volume de serviços prestados sobe 1,4% em dezembro ante novembro, diz IBGE
O volume de serviços prestados subiu 1,4% em dezembro ante novembro de 2021, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta quinta-feira, 10 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em novembro, o resultado do indicador ante outubro foi revisto de uma alta de 2,4% para 2,7%.
O resultado de dezembro ficou dentro das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam desde uma queda de 1,0% a avanço de 1,8%, mas acima da mediana positiva de 0,7%.
Na comparação com dezembro de 2020, houve alta de 10,4% em dezembro de 2021, já descontado o efeito da inflação. Nessa comparação, todas as previsões eram de alta, entre 6,3% e 12,7%, com mediana apontando avanço de 9,4%.
A taxa acumulada no ano de 2021 foi de 10,9%. A projeção mediana era de um salto de 10,7%, obtida a partir de estimativas de alta entre 4,0% e 10,9%. Em 2020, o volume de serviços prestados registrou tombo de 7,8%.
Desde outubro de 2015, o IBGE divulga índices de volume na PMS. Antes disso, o órgão informava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado.
Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal subiu 2,9% em dezembro ante novembro de 2021. Na comparação com dezembro de 2020, houve aumento de 15,7% na receita nominal. No ano, a receita nominal subiu 14,1%.
Autor: Vinicius Neder
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026