Economia
Novos empréstimos na China atingem recorde em janeiro e superam expectativas
Os bancos da China liberaram um volume recorde de empréstimos em janeiro, intensificando o apoio a uma economia em desaceleração que foi atingida por uma crise no setor imobiliário e recorrentes surtos de covid-19. No mês passado, os bancos chineses concederam 3,98 trilhões de yuans (US$ 626 bilhões) em novos empréstimos, montante bem acima do total de 1,13 trilhão de yuans repassado em dezembro, segundo dados publicados nesta quinta-feira pelo PBoC, como é conhecido o banco central do país.
A cifra de janeiro superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 3,8 trilhões de yuans em novos empréstimos.
O financiamento social total, uma medida mais ampla do crédito na economia chinesa, igualmente saltou entre dezembro e janeiro, de 2,37 trilhões de yuans para 6,17 trilhões de yuans, também valor recorde.
A base monetária da China (M2), por sua vez, teve acréscimo anual de 9,8% em janeiro, ganhando força ante a alta de 9% de dezembro. A projeção do mercado para janeiro era de incremento menor, de 9,3%. Fonte: Dow Jones Newswires.
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas