Economia
Mourão: privatização da Petrobras não é ‘nó górdio’ para preço de combustíveis
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta quarta-feira, 9, em entrevista à CNN Brasil que a privatização da Petrobras não é “o nó górdio” (dificuldade aparentemente sem solução) do problema da alta dos preços dos combustíveis no Brasil.
Mais cedo, em evento no Nordeste, o presidente da República, Jair Bolsonaro, repetiu que gostaria de se livrar da estatal por ser responsabilizado pelo salto dos valores cobrados nas bombas – de acordo com ele, algo fora de sua alçada.
“Não vejo que a privatização da Petrobras seja o nó górdio do problema de combustíveis. Vamos lembrar que nós exportamos petróleo bruto e importamos combustível. É uma das razões do encarecimento”, afirmou Mourão. “Parcela da população entende que combustível subiu fruto do aumento da alta do petróleo”, acrescentou.
A privatização da Petrobras é uma das bandeiras de campanha do governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República, João Doria (PSDB).
Mourão ainda se disse favorável à redução do IPI para favorecer a indústria brasileira. “Estou ao lado do que pensa o ministro Paulo Guedes da Economia”, afirmou o vice-presidente na entrevista.
Autor: Eduardo Gayer
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026