Economia
Ministros da OCDE lançam iniciativa para apoiar viagens internacionais seguras
Ministros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apoiaram uma nova iniciativa para promover viagens internacionais com segurança diante da pandemia da covid-19, durante reunião anual em Paris, informa a própria entidade em comunicado.
A iniciativa envolve diretrizes para viagens seguras e um fórum internacional temporário para compartilhamento de conhecimentos nessa frente em tempo real. O uso dessas alternativas é algo voluntário, diz a nota.
A OCDE comenta que os voos internacionais de passageiros recuaram “cerca de 75%” em 2020, com o turismo internacional em baixa de “cerca de 80%”.
Para a média dos países da OCDE, antes da pandemia, o turismo contribuía com 4,4% do PIB, 6,9% do emprego e 21,5% das exportações de serviços, mas essas parcelas são bem mais elevadas em alguns países, como Grécia, Islândia, México, Portugal e Espanha, lembra o comunicado.
Nesse contexto, da OCDE diz que a nova iniciativa ajudará a reduzir a incerteza e a complexidade e a permitir que países se preparem de modo mais eficaz para o retorno dos voos e do turismo internacional em condições seguras.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado