Economia
Até 2023, mundo deverá sofrer efeitos da crise da pandemia, diz presidente do BID
O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Maurício Claver-Clarone, projetou nesta segunda-feira, 31, que até pelo menos 2023 o mundo sentirá os impactos econômicos trazidos pela pandemia de coronavírus. Ele fez a afirmação durante a abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF), um evento internacional sobre atração de investimentos estrangeiros para o Brasil, organizado pela Apex-Brasil, o BID e governo federal.
Para o chefe do banco multilateral, este é um dos momentos mais horríveis da história do globo, mas o BID tem procurado ser um organismo sido globalizado e tem destinado US$ 1 bilhão para recuperação da economia brasileira.
“É com o setor público e privado que trabalharemos”, afirmou Claver-Clarone. “Vamos fazer com que as oportunidades não sejam desperdiçadas”, acrescentou.
Para ele, o Brasil é um dos países mais promissores da economia global e, certamente, o de maior capacidade da América Latina. “Temos que identificar os problemas que o Brasil enfrenta no momento e, com isso, identificamos também as oportunidades”, disse, anunciando que criará uma linha de crédito de US$ 20 bilhões para fomentar os negócios de pequeno e médio portes no País.
Essa, segundo ele, é uma maneira de diminuir a distorção econômica e vista como algo crucial para o desenvolvimento econômico do País.
Autor: Célia Froufe e Matheus de Souza
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado