Cultura Pop
Atriz Valéria Barcellos denuncia ataques após relatar abuso no metrô: 'Quando terei paz?'
Artista que interpretou Luana Shine em 'Terra e Paixão' recebe apoio de colegas e fãs após relatar violência e sofrer ataques virtuais
A atriz Valéria Barcellos revelou em suas redes sociais que tem sido alvo de ataques na internet, após relatar ter sido vítima de abuso sexual no metrô de São Paulo. Em um vídeo de desabafo, Valéria, que interpretou a personagem Luana Shine na novela "Terra e Paixão", de Walcyr Carrasco, aparece visivelmente abalada.
"Creio que, de tudo que ocorreu, o que mais me machuca é a capacidade que algumas pessoas têm de serem rastejantes, vis, baixas ao ponto de rir de uma situação dessas. Estou sofrendo ataques dos mais variados: transfóbicos, racistas, machistas… Tem gente dizendo que menti, que estava gostando, me chamando de feia, dizendo que o abusador estava drogado para tentar abusar de alguém como eu, que eu tenho autoestima delirante e, insistentemente, desqualificando meu relato", relatou a atriz.
Valéria contou que pegou um metrô lotado na estação da Praça da Sé, no Centro, quando o abuso aconteceu. Ao relatar o ocorrido nas redes, ela disse que temia que as pessoas atribuíssem a culpa a ela. A atriz também destacou a importância de denunciar nesses casos. Em novo depoimento, reforçou:
"É por essas e outras razões que muitas vítimas de abuso se calam e se paralisam… Como tentar falar ou fazer qualquer coisa, se diante da denúncia somos taxadas de mentirosas? Gente que não conheço, nunca vi, se achando no direito de me julgar sem saber nada. Dizendo que estou fazendo um circo, que quero fama, que minto… Quando eu terei um minuto de paz?"
Abuso
O abuso ocorreu na última quarta-feira (26), quando Valéria estava a caminho do trabalho.
"Um rapaz veio atrás de mim, e eu comecei a sentir um toque estranho. Depois de um tempo, percebi que ele mudou de lugar, ficou na minha frente e começou a roçar o pênis na minha mão, um pênis que estava meio molhado. Eu não consegui reagir. E isso está me consumindo de uma maneira que não sei explicar. Fiquei paralisada. Não tinha entendido direito que aquilo era um abuso", desabafou a atriz.
Valéria informou que sua equipe jurídica está documentando todos os ataques de ódio direcionados a ela. O Metrô de São Paulo, segundo ela, se mostrou solícito e está colaborando para resolver o caso. Apesar dos ataques, Valéria também recebeu apoio de fãs e colegas. Em novo vídeo no Instagram, agradeceu pelas mensagens de carinho.
"Inacreditável. Como se não bastasse a violência do abuso, ainda ter que aguentar essa gente cafona e covarde julgando depois, é pra acabar mesmo. Sinto muito, Valéria", escreveu a atriz Bianca Bin. "Querida, que seja feita justiça. Fique bem. Beijos", disse um seguidor. "Força. Você é incrível demais, não se deixe abalar por essas pessoas ridículas. Estamos contigo", comentou outro fã.
Ao final do vídeo, Valéria anunciou que ficará afastada das redes sociais para evitar mais sofrimento neste momento. Ela afirmou que está "bem, na medida do possível", cercada de pessoas queridas.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado